
Counseling – Escuta Terapêutica
Considerando a precariedade das relações humanas nos seus mais variados ambientes de convivência e que os indivíduos são uma complexa combinação bio-psico-social-espiritual, este curso promove uma releitura da relação de ajuda e do padrão dos processos interpessoais, criando um Modelo Integrado que aborda as dimensões Pessoal, Espiritual e Profissional, utilizando especialmente a ferramenta do Counseling (Escuta Terapêutica). O Counseling é um processo interativo entre o counselor e um cliente, ou mais clientes, que aborda com técnica holística, temas sociais, culturais, econômicos e/ou emotivos. Pode concentrar-se sobre o modo de enfrentar e resolver problemas específicos, favorecer um processo decisório, ajudar a superar uma crise, melhorar os relacionamentos com os outros, facilitar o desenvolvimento, aumentar o conhecimento, a consciência de si e permitir a elaboração de emoções e conflitos interiores. O objetivo global é oferecer aos clientes a oportunidade de trabalhar com modalidades por eles definidas, a fim de levar uma vida mais satisfatória e rica de recursos, seja como indivíduos, seja como membros da sociedade mais ampla. (DANON, 2003, p. 36) Existem diversos modelos de counseling (Escuta Terapêutica), no âmbito dos vários paradigmas da psicologia. O modelo de referência aqui utilizado é o modelo humanista, com as diversas escolas que dele fazem parte. O curso proporcionará o descobrimento das imensas implicações de uma concepção otimista e segura do ser humano e de uma atividade que, utilizando as palavras de Abraham Maslow, se propõe a “ajudar os homens a tornar-se, na medida do possível, o quanto podem e sentem a necessidade de vir a ser”.

Especialização em Aconselhamento Pastoral e Direção Espiritual
São Gregório Magno disse que: “A orientação espiritual é a arte de guiar as almas, é a arte das artes”. Por isso, o curso prepara o estudante para o ministério do aconselhamento pastoral e da direção espiritual com uma visão da pessoa humana que combina os valores cristãos e os melhores métodos terapêuticos.
Com abordagens educacionais e espirituais que unem a teoria e a prática, o estudante descobrirá uma perspectiva do conselheiro que reflete o trabalho individual e relacional, terapias de suporte e intensivas, competência psicológica e congruência teológica. Tudo isso a partir de uma metodologia comprometida com a conquista da integração pessoal e profissional.
O curso também permite que os especialistas desenvolvam habilidades de acompanhamento das pessoas enquanto elas tentam aprofundar seu relacionamento com o divino. Por isso, poderão adquirir conhecimento avançado dos fundamentos teológicos e bíblicos das abordagens da direção espiritual na tradição cristã para aplicá-los na prática.

Pós-Graduação EAD em Logoterapia e Desenvolvimento Humano:
Considerada a terceira escola vienense de psicoterapia, a Logoterapia é uma abordagem psicoterapêutica desenvolvida pelo neuropsiquiatra austríaco Viktor E. Frankl. Em algumas fontes, também é identificada como Análise Existencial.
Reconhecida internacionalmente, a Logoterapia é a terapia através do sentido — uma resposta à necessidade do indivíduo (especialmente o contemporâneo) de encontrar um significado para sua existência.
Entre as principais diferenças da Logoterapia para as demais teorias psicológicas, estão a abertura para novas ideias (é uma abordagem anti-dogmática), o acolhimento das contribuições de outras abordagens e uma visão mais ampla do ser humano — considerado aqui um ser bio-psico-espiritual.

A condição humana para a geração de uma vida com sentido
Considerando a necessidade de criação de um espaço para a reflexão mediante as condições humanas a necessidade da busca pelo autoconhecimento e suporte para o desenvolvimento próprio e melhoria das relações interpessoais, o curso em questão foi criado, tendo como proposição inicial para reflexão o conceito de vocação, potência e felicidade como um balizador do indivíduo em sua existência, passando pelas diversas compreensões acerca da existência humana e suas fases de desenvolvimento, finalizando com a possibilidade de uma “educação” para a saúde, como que preparando o indivíduo para o seu “entardecer”, sua finitude.